top of page

Tónico Facial: (Des)Necessário?

Atualizado: 23 de mar. de 2022


Esta semana trago-vos um tema conhecido do blog, refiro-me pois ao tónico facial. É necessário nas nossas vidas? Tem algum benefício para a pele? Bem se estão curiosos continuem a ler, pois vou desmistificar este dilema!


Toner 101 - Definição & Origem

Na review "Cosrx Clarifying Treatment Toner", uma das primeiras publicações do blog, falei um pouco sobre a definição e origem do termo tónico. Para quem ainda não teve oportunidade de ler (*cof cof* devia arranjar um tempinho e ler *cof cof*), irei explicar novamente de uma forma mais breve. Let's start ! :)


Definição

O tónico trata-se de um produto de pele que visa restaurar o pH da pele, reduzir a aparência dos poros, hidratar, e limpar qualquer tipo de resíduo de sujidade ainda existente na mesma, após a limpeza com um gel facial.


Origem

Sem data certa de origem o tónico já existe há centenas de anos, tendo passado por diferentes propósitos e formulações.

O tónico que hoje conhecemos, só surgiu na década de 60, em resposta aos resultados menos positivos do principal produto de limpeza facial utilizado na altura - o sabão.

Rotina de 3 passos da Clinique (1968) - Onde o tónico é introduzido pela 1ª vez como ferramenta fundamental no cuidado diário da pele!

Comparativamente aos sabonetes e geis de limpeza utilizados nos dias de hoje, o sabão trata-se de um produto altamente alcalino. Estas propriedades corrompem o pH natural da pele (pH ácido de valor entre 4,7 e 5,75), deixando-a mais seca, irritada e vulnerável a bactérias e microorganismos (aka alerta borbulhas!).


A juntar à lista de desagrados, o sabão deixava um resíduo na pele após lavagem (fator que ajudou a agravar a saúde de muitas peles). Desta forma nasceu o tónico!,com a promessa de restaurar o pH da pele e eliminar qualquer tipo de resíduo ainda presente na mesma :)

Ingredientes a procurar e a evitar

Atualmente o propósito do tónico mantém-se, contudo existem diversos tipos de formulações. Desde tónicos hidratantes a soluções especializadas na redução dos poros, hoje em dia o que não falta é oferta. Mas qual a melhor opção para cada um de nós?

A resposta está nos ingredientes...


A Procurar 🟢

Independentemente do tipo de pele, existem 3 elementos a procurar de modo a tirar melhor partido da utilização do tónico: esfoliação, hidratação e pH ácido.


ingredientes de um tónico facial

Começando pela esfoliação, AHA (alfa hidroxiácidos) e BHA (beta hidroxiácidos) são excelentes ingredientes que ajudam a suavizar a textura da pele assim como diminuir a aparência dos poros:

  • Salicylic Acid - BHA também conhecido como ácido salicílico;

  • Glycolic Acid - AHA também conhecido como ácido glicólico;

  • Lactic Acid - AHA também conhecido como ácido láctico.


ingredientes de um tónico facial

Partindo para a hidratação, segundo Rita Lee estes são alguns dos ingredientes a procurar:

  • Hyaluronic Acid - em português ácido hialurónico;

  • Sodium PCA - em português sódio PCA;

  • Propylene Glycol - em português propilenoglicol ;

  • Butylene Glycol - em português butilenoglicol;

  • Glycerin - em português glicerina;

  • Amino Acids - em português aminoácidos;

  • Ceramids - em português ceramida.


O pH ácido do tónico ajuda a equilibrar a pele da alcalinidade dos produtos de limpeza facial. Pois apesar de os mesmos não serem tão alcalinos comparativamente à décadas atrás, ainda desequilibram o pH ácido da pele. Como tal, um tónico de pH baixo ajuda a manter o equilíbrio da pele, mantendo normalizados os níveis de hidratação e defesas da mesma.


Infelizmente, a forma de verificação deste requisito não é tão fácil como os anteriores. Contudo há luz ao fundo do tunel! Pesquisar ingredientes de acidez elevada como ácidos de frutas (ex. Citric acid) e descrições como "pH balance" são algumas das soluções a ponderar. Caso contrário, atualmente já existem inúmeros tónicos especializados na restauração do pH da pele. Estes são alguns dos exemplos:


A Evitar 🔴

De acordo com a plataforma de skincare Paula's Choice , estes são alguns dos ingredientes a evitar num tónico:

  • Alcohol, SD alcohol, Menthol & Denatured alcohol - conhecidos por se tratarem de"slim alcohols", são álcoois que secam, irritam e deixam a pele mais sensível e vulnerável a organismos externos;

  • Fragrance - fragrâncias ou perfumes tendem a irritar a pele a longo prazo.


Modo de Utilização

O modo de aplicação do tónico, tal como a maioria dos produtos de skincare, depende da preferência de cada um. Seja com a ajuda de um disco de algodão ou com as próprias mãos, existe sempre espaço de manobra!

Pessoalmente, de modo não desperdiçar produto, prefiro aplicar o tónico diretamente nas mãos, pressionando posteriormente o produto na face :)


Benefícios

A integração do tónico na rotina de cuidados diários da pele traz diversos benefícios, tanto na textura como hidratação da mesma. Como? Bem, graças aos agentes esfoliantes de diversos tónicos a camada de células mortas é eliminada. Com esta camada eliminada os produtos utilizados posteriormente ao tónico são melhor absorvidos - logo mais hidratação!


Até à próxima!

Se te interessas por skincare, fica a par de todas as tendências e novidades da cosmética coreana, aqui no Pink Korea. Segue-nos no Facebook e Instagram para saberes das novas reviews ou publicações. E não te esqueças de deixar um comentário se tens algum produto ou tema que gostarias que eu abordasse. Até à próxima! 👋

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page