top of page

Small Face: Um padrão de beleza coreano

Atualizado: 23 de mar. de 2022


Se se encontram atentos ao mundo de entretenimento sul coreano concerteza que já ouviram falar de tendências assim do arco da velha. Sejam de maquilhagem como skincare, novas modas continuam a ser criadas e a demarcar o padrão de beleza coreano.

Hoje irei falar de uma das maiores "modas" na esfera da beleza sul coreana: a procura por um rosto pequeno."Rosto pequeno?" …pois é, para nós ocidentais tal pensamento nunca nos passou pela cabeça. Contudo, existe uma razão por detrás desta ambição asiática.


Segundo Joyce Kong os rostos asiáticos (em especial os coreanos) tendem a ter olhos menores. Seguindo este fio condutor, independentemente do tamanho do rosto, este traço visual transparece a ilusão de uma face maior. Juntado ao facto de que com o passar do tempo a pele tem tendência a perder elasticidade e a reter líquidos, o rosto ganha um aspeto mais “pesado” (devido à perda firmeza e gordura em certas áreas do rosto) e inchado (devido à retenção de líquidos).

Como é de esperar a soma destas parcelas não é vista como uma resultado desejável pela sociedade sul coreana, daí a preocupação pela obtenção e manutenção de um rosto pequeno e jovem.

Tal é possível, através do uso de produtos e rotinas de beleza elaboradas - de modo a combater os sinais de envelhecimento; E maquilhagem, cortes de cabelo e tratamentos invasivos e não invasivos - de modo a obter uma face mais diminuta.


Small Face 101

Focando apenas na "small face" trend , para quem acha que a mesma se rege apenas em ter um rosto pequeno....bem está engano. Para além de um rosto de tamanho reduzido, traços suaves (i.e. nada de maxilares ou maçãs do rosto acentuados) e um queixo afinado são alguns dos requisitos que esta moda acolhe.

E como é possível atingir tal look? Bem, existem 3 ferramentas distintas:

  1. Maquilhagem & Cortes de Cabelo;

  2. Produtos & Tratamentos Especializados (não invasivo);

  3. Cirurgia Plástica (invasivo).

1. Maquilhagem & Cortes de Cabelo

O que um pouco de maquilhagem pode fazer a uma pessoa...Neste caso um pouco de contorno nas extremidades do rosto pode causar a ilusão de uma face menor.

Juntando a isso uma franja e "tada!" um resultado positivo é garantido.


2. Produtos & Tratamentos Especializados

Passando para uma categoria mais especializada, aqui é possível encontrar desde produtos (de aspeto meio duvidoso) a massagens com o intuito de melhorar a circulação sanguínea, resultando num rosto menos inchado.

Garantido resultados sem o auxílio de métodos invasivos, os produtos desta categoria incidem em especial na zona do queixo e maxilar. Assegurando um efeito"V-Line", que noutras palavras reflete o referido anteriormente de "traços suaves" e "queixo afinado".

Mas será que funcionam? Bem verdade é que muitos deste produtos detêm de agentes antiinflamatórios que ajudam a diminuir o inchaço em certas zonas do rosto. Massagens manuais ou através de outros instrumentos (cof cof....refiro-me àquele roller com um aspeto muito suspeito) ajudam a melhorar a corrente sanguínea, diminuindo também o inchaço do rosto.

Já aquelas máscaras mega creepy....isso já não sei, mas tenho um feeling que não.


3. Cirurgia Plástica

Chegámos ao método mais extremista e claro mais dispendioso, mas antes de mais queria dizer o seguinte: Para muitos de nós tal pensamento nunca nos passou pela cabeça, contudo é importante frisar que nos encontramos numa sociedade completamente diferente; Com padrões de beleza completamente diferentes e a cima de tudo com realidades muitos distintas. Como tal, é fundamental respeitar e compreender estas diferenças que nos unem como uma sociedade global.

Voltando ao tema desta conversa, sim o método invasivo da cirurgia plástica é considerado na busca por uma face menor. E sendo a Coreia do Sul um dos melhores centros de cirurgia plástica a nível mundial, só é de esperar que este tipo de técnicas possam ser desenvolvidas e executas neste país.


Tal com os anteriores produtos classificados de "V-Line", as técnicas cirúrgicas utilizadas para a reconstrução de um rosto menor também se denomiam de "V-Line" - incidindo também na zona do queixo e maxilar.

Como é possível verificar no slideshow a cima esta cirurgia consiste, em primeiro lugar, na fragmentação do queixo em três partes, unindo apenas duas para um resultado mais reduzido. De seguida é efetuada uma suavização dos maxilares de modo a tudo bater certo com o novo queixo.

Os resultados obtidos são realmente impressionantes sendo possível verificar derradeiras diferenças entre o tamanho da face inicial e a face final.


Em suma

Tal como mencionado anteriormente cada sociedade detém de padrões de beleza diferentes. Sejam estes compreendidos como normas a seguir ou simplesmente ideais criados pelos média, no final do dia cada um sabe de si sendo livre de fazer o que quiser com o seu corpo!


Segue-nos nas redes sociais!

Se te interessas por skincare, fica a par de todas as tendências e novidades da cosmética coreana, aqui no Pink Korea. Segue-nos no Facebook e Instagram para saberes das novas reviews ou publicações. E não te esqueças de deixar um comentário se tens algum produto ou tema que gostarias que eu abordasse. Até à próxima! 👋


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page