Desde de pequenos que sabemos que a esfoliação é uma ferramenta fundamental para o bem estar das nossas peles. Seja um hábito de rotina ou um hábito quando o Verão se aproxima (*cof cof* guilty as charged) a esfoliação é algo que todos nós podemos benefeciar.
Abordando o assunto de uma forma mais técnica, a pele é composta por três camadas: epiderme, derme e hipoderme.
A epiderme trata-se da camada mais superficial da pele e é composta por 5 sub camadas de células unificadas:
Camada basal
Camada espinhosa
Camada granulosa
Camada clara
Camada córnea
Tentando não complicar muito esta explicação, basicamente, as células presentes na camada mais profunda (camada basal) migram para as camadas superiores. Durante este percurso as células são submetidas a diferentes processos de transformação. Quando chegam à última camada (camada córnea) já se encontram mortas, não detendo de núcleo (#RIP).
Na camada córnea as células mortas acumulam-se, formando um escudo cutâneo de cerca 20 camadas. Com a constante migração celular para camada córnea, a renovação das células mais antigas é imposta. Este processo designa-se de "descamação" e acontece de forma acontece de forma natural.
Sem o auxílio da esfoliação o processo de descamação acontece de forma lenta e pouco uniforme, resultando em pele seca, baça e de textura irregular.
Esta acumulação de células mortas resulta na obstrução de poros, excesso de oleosidade, aparecimento de pontos negros, borbulhas e tom de pele irregular.
Através da esfoliação a pele absorve melhor os produtos, mantendo-se mais sã, hidratada e radiante!
Chemical vs Manual
Focando apenas na esfoliação facial, existem duas tipologias a destacar: a esfoliação química e a esfoliação manual.
Exfoliação Manual
O que é?
A esfoliação manual trata-se do método mais tradicional e recorre a texturas granuladas (aka o típico esfoliante facial) e escovas manuais ou elétricas (ex. Clarisonic) para remover as células mortas.
Em ambos os casos, a utilização é mais indicada para peles normais a mistas. Contudo, a não ser casos muito extremos, peles sensíveis também podem usufruir deste tipo de método. O segredo está na aplicação.
A espessura da pele difere de zona para zona no corpo humano. Assim, zonas como pernas e braços detêm de um maior revestimento de pele. E zonas como a face detêm de um menor revestimento de pele, apresentando consequentemente uma maior sensibilidade.
É importante fazer uma distinção entre o tratamento utilizado em cada zona. Como tal, para uma esfoliação facial livre de irritações devemos optar por movimentos circulares de pouca pressão.
Quando Utilizar?
A esfoliação manual ocorre após ou durante a limpeza facial. A periodicidade entre esfoliações não deve ser frequente, contudo depende um pouco do tipo da pele de cada indivíduo. Peles sem acne podem recorrer à esfoliação com granulados, uma vez por semana. E caso prefiram a esfoliação manual com uma escova facial, podem recorrer à utilização da mesma uma vez por dia.
O mesmo cenário não se aconselha a peles acneicas, pois existe uma grande possibilidade do granulado do esfoliante ou da escova utilizada de corromperem as borbulhas presentes na face - alastrando assim a infeção do acne ao longo da tez. Como tal, a opção por uma esfoliação química é mais aconselhável....
Esfoliação Química
Hoje em dia quando ouvimos a palavra"químico" automaticamente achamos que se trata de algo nocivo para as nossas peles, mas com um bocadinho de pesquisa estes medos desfazem-se e a curiosidade pelos benefícios de certos agentes químicos surge. A esfoliação química não é exceção, apresentando diversos benefícios para quem tem acne ou até pele muito sensível!
O que é?
A esfoliação química recorre à utilização de ácidos e enzimas para remover células mortas. Isto acontece pois os ácidos e as enzimas utilizadas conseguem dissolver a "cola" (aka lípidos) que une as células mortas, concluindo o processo de descamação da pele de forma rápida e eficaz.
Ácidos
Segundo Charlotte Cho, os ácidos utilizados na esfoliação química classificam-se em dois tipos de famílias:
Os Alfa Hidroxiácidos (AHA)
Os Beta Hidroxiácidos (BHA)
AHA utilizados em produtos de skincare são o Ácido Glicólico (glycolic acid em inglês) e o Ácido Lactico (lactic acid em inglês). Como mencionado no post "Ingredients in Skincare" os AHA são ácidos esfoliantes de origem industrial ou vegetal. Atuam na remoção de células mortas, uniformizando a sensação total da tez (i.e., pele mais macia e uniforme).
Segundo Charlotte Cho, a vantagem da utilização deste tipo de ácidos é o facto de os mesmos deterem propriedades hidratantes. Ou seja, ao mesmo tempo que usufruirmos dos benefícios da esfoliação, hidratamos a nossa pele. Espetacular não é!?
Na família dos BHA o Ácido Salicílico é sem dúvida o elemento mais utilizando e o favorito na luta contra o acne!
Isto acontece pois, para além das suas propriedades esfoliantes , o Ácido Salicílico detém de duas qualidades únicas: propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Como tal consegue acalmar e mitigar o acne.
Enzimas
As enzimas são utilizadas na esfoliação química como uma alternativa mais gentil aos ácidos. Provêm maioritariamente de frutas e as mais utilizadas em skincare são a Bromelaína e a Papaína.
Quando utilizar?
A esfoliação química pode ser utilizada durante a limpeza facial (ex. geis de limpeza com BHA e AHA) ou após a limpeza facial (ex. em tónicos). Hoje em dia também existem "discos esfoliantes" que se tratam de discos de algodão embebidos numa poção de BHA e AHA. Estes devem ser utilizados após a limpeza facial e antes do tónico. E como são bastante eficazes não é necessário utilizar todos os dias, uma a duas vez por semana chega :)
Bottom Line
Todos podemos usufruir da esfoliação, contudo existem métodos mais indicados para cada tipo de pele. A chave é saber adaptar cada solução ao nosso "problema". Por exemplo, dentro da esfoliação química é mais aconselhável:
A esfoliação com BHA - a pele oleosa e/ou com acne;
A esfoliação com AHA - a pele secas a normal;
A esfoliação com enzimas ou AHA ou BHA em baixas concentrações - a pele sensível.
Já no caso da esfoliação manual, peles pouco sensíveis e sem acne são o público alvo!
Segue-nos nas redes sociais!
Se te interessas por skincare, fica a par de todas as tendências e novidades da cosmética coreana, aqui no Pink Korea. Segue-nos no Facebook e Instagram para saberes das novas reviews ou publicações. E não te esqueças de deixar um comentário se tens algum produto ou tema que gostarias que eu abordasse. Até à próxima! 👋
Fontes deste post:
https://www.eucerin.pt/sobre-a-pele/conhecimentos-basicos-da-pele/estrutura-e-funcao-da-pele
https://www.paulaschoice.com/expert-advice/skincare-advice/paulas-choice-product-tips/difference-between-aha-and-bha-exfoliants.html
https://www.wook.pt/livro/the-little-book-of-skin-care-charlotte-cho/16301375
Comments